O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Imperatriz, registrou avanços expressivos nos primeiros seis meses de 2025. O serviço atendeu 1.164 pessoas, realizou 2.300 atendimentos individuais e coletivos e forneceu mais de 5 mil refeições à população em situação de rua.
Entre as ações de maior impacto neste semestre, destaca-se a mudança de prédio, oferecendo mais conforto e dignidade aos usuários, a ampliação da oferta de alimentação, a aquisição de passagens para retorno à cidade de origem e a reinserção de 123 pessoas ao convívio familiar. Também foram registrados 11 casos de superação total da situação de rua, resultado do trabalho contínuo da equipe técnica do Centro POP.
“Mais do que acolher, nosso papel é devolver dignidade, oportunidades e reconstruir histórias. Tivemos avanços importantes com ações concretas que mostram o compromisso da gestão com essa população”, afirmou Francilene Bahia, diretora de Média Complexidade da Sedes.
Durante o período, o Centro POP realizou 219 novos cadastros, 972 recadastramentos, 270 encaminhamentos para órgãos como Defensoria Pública, Viva Cidadão e Unidades Básicas de Saúde, além de emitir 405 declarações de endereço e documentos diversos. Também foram feitos 48 pedidos de segunda via de certidões de nascimento e centenas de atualizações no Cadastro Único e no Bolsa Família. Ao todo, 1.270 encaminhamentos ao Abrigo Superação foram efetivados.
O trabalho foi fortalecido com o apoio de parcerias estratégicas, envolvendo instituições de ensino como Unisulma, Pitágoras e Fest, além de CAPS, UPA, HMI, Instituto EVA e Igreja Nova Aliança. Essas ações proporcionaram atendimentos de saúde, rodas de conversa, corte de cabelo, entre outras atividades de cuidado e cidadania.
Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Centro POP atua com base nos princípios da acolhida humanizada, autonomia, resgate da autoestima e construção de novos projetos de vida, respeitando a individualidade dos usuários. A unidade está localizada na Rua João Lisboa, Nº 42, Centro – Imperatriz (MA), e o telefone para contato é (99) 99174-9969.