A Ponte João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que liga as cidades de Timon (MA) e Teresina (PI), estará totalmente interditada para veículos a partir desta segunda-feira, 1º de setembro. A interdição, que tem previsão de durar 30 dias, é necessária para a realização de serviços de manutenção na estrutura.
Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, o bloqueio será nos dois sentidos da via. Apenas pedestres e ciclistas terão o trânsito liberado. A interdição afeta um grande fluxo de veículos, estimado entre 60 e 70 mil por dia, que utilizam a ponte para fazer a travessia. A necessidade de manutenção urgente foi identificada por uma inspeção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, que encontrou problemas em um dos pilares de sustentação e em um dos elementos de ligação.
Rotas alternativas e orientações para o trânsito
Para minimizar os impactos no trânsito, as autoridades divulgaram orientações para os motoristas, especialmente nos horários de pico.
Orientações das 6h às 9h:
Motoristas que estiverem na Avenida Maranhão não poderão acessar a Avenida Joaquim Ribeiro. A rota alternativa é seguir pela Av. Maranhão até o retorno na Avenida Nações Unidas.
Quem vier pela Avenida Pedro Freitas não poderá seguir em linha reta no sentido Sul/Norte e deverá usar a rotatória da Avenida Nações Unidas.
Orientações das 16h às 19h:
O acesso à ponte pelo lado piauiense será restrito à faixa da esquerda.
A Rua Paissandu, para quem vem da Av. Maranhão, ficará interditada. A rota alternativa é a Avenida José dos Santos e Silva.
Veículos com destino a Timon devem se manter na faixa da direita.