Reconexão Nacional: Nova Ponte JK é inaugurada e restabelece fluxo entre Maranhão e Tocantins
Com investimento de R$ 172 milhões e tecnologia de balanço sucessivo, estrutura na BR-226 é entregue exatamente um ano após o colapso da antiga travessia .
Por Administrador
Publicado em 23/12/2025 09:44
Notícia
Nova ponte JK, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), é entregue ao tráfego após um ano do desabamento da antiga estrutura. (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

Exatamente 365 dias após o trágico desabamento da antiga estrutura, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e do DNIT, inaugurou nesta segunda-feira (22) a nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A obra, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), recebeu um investimento de R$ 171,97 milhões e é considerada uma artéria vital para a integração das regiões Norte e Nordeste, além de corredor estratégico para o escoamento de produção para toda a América Latina.

 

A nova ponte apresenta dimensões robustas: são 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Para garantir a agilidade na entrega, foi utilizado o método de balanço sucessivo, permitindo que a construção avançasse em segmentos a partir dos pilares centrais, sem a necessidade de escoramentos no leito do rio. A estrutura conta ainda com modernas barreiras de proteção New Jersey, acostamentos de três metros e passarelas para pedestres, priorizando a segurança que faltava no projeto original da década de 60.

O ministro Renan Filho, os governadores Carlos Brandão (MA) e Wanderlei Barbosa (TO) e demais autoridades durante a inauguração da nova Ponte JK. (Foto: Divulgação / Ministério dos Transportes)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou o cumprimento do cronograma e o impacto social da obra. "Hoje é um dia de recomeço. O dia em que as pessoas podem passar por essa estrutura e seguir viagem a todos os estados brasileiros e a alguns países da América Latina. Fizemos o compromisso e entregamos dentro do prazo. Esta ponte reduz o tempo de estrada e garante a fluidez necessária para o transporte de cargas e para a vida dos cidadãos", declarou o ministro.

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou a importância da parceria institucional para a rápida resposta à crise logística enfrentada pela região no último ano. "A entrega desta ponte devolve a dignidade e a fluidez ao nosso estado e ao Tocantins. Trabalhamos em parceria com o Governo Federal para que essa obra fosse concluída em tempo recorde, entendendo que esta é uma artéria vital para o escoamento da nossa produção e para o ir e vir das pessoas", afirmou Brandão, celebrando o fim da dependência das balsas que operavam emergencialmente no local.

 

Para os moradores da região, a ponte representa mais do que infraestrutura. José Raimundo Sousa Garcia, residente de Estreito há cinco décadas, resumiu o sentimento local: "A cidade dará um salto na economia e na qualidade de vida". Enquanto a celebração marca a entrega, o DNIT e órgãos de investigação mantêm os trabalhos para apurar as responsabilidades pelo colapso da estrutura anterior, buscando evitar que falhas de manutenção voltem a comprometer a segurança nacional.

 

Fonte: DNIT

Comentários