O cenário político para a sucessão estadual no Maranhão ganhou uma definição central nesta terça-feira (27). Em reunião no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão recebeu presidentes e representantes de 12 partidos da base aliada que, em ato de unidade, oficializaram o nome de Orleans Brandão (MDB) como pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
O movimento consolida Orleans, atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, como o nome de consenso do grupo governista. A articulação ocorre em um momento estratégico: Orleans já aparece na liderança das intenções de voto, com 33,9%, segundo pesquisa Econométrica divulgada recentemente pelo Portal Imirante.
Unidade partidária e lideranças presentes
A frente ampla que declarou apoio a Orleans reuniu um arco de alianças que vai do centro à esquerda. O encontro contou com a presença de presidentes estaduais e figuras de expressão nacional:
PP: Amanda Gentil (Presidente estadual) e André Fufuca (Deputado Federal e Ministro do Esporte);
União Brasil: Pedro Lucas Fernandes (Presidente estadual);
Podemos: Fábio Macedo (Presidente estadual);
MDB: Orleans Brandão (Presidente estadual e pré-candidato);
Republicanos: Aluísio Mendes (Presidente estadual) e Celso Dias (Vice-presidente);
PSDB: Sebastião Madeira (Presidente estadual);
PDT: Senador Weverton Rocha (Presidente estadual);
PV: Adriano Sarney (Presidente estadual);
Solidariedade: Luciano Genésio (Presidente estadual);
Cidadania: Eliel Gama (Presidente estadual);
PRD: Júnior Marreca (Secretário de Estado) e o deputado federal Marreca Filho, representando a presidente Rosa Filgueira;
Avante: Fabiano Gallotti (Vice-presidente estadual) e o deputado federal Júnior Lourenço.
Também prestigiaram o anúncio a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, o vice-presidente da Casa, Antônio Pereira, o prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, além do secretário de Articulação Política, Junior Viana.
Força municipalista
A indicação de Orleans é impulsionada pelo seu desempenho nas eleições municipais de 2024. Como secretário de Assuntos Municipalistas, ele foi peça-chave na vitória do grupo em 158 das 217 prefeituras do estado.
Durante o encontro, o governador Carlos Brandão ressaltou que a escolha foi fruto de um diálogo coletivo. “Recebi presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base. Foi um encontro marcado pelo diálogo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula para continuar os avanços no Maranhão”, afirmou o governador.

Definições em aberto
Apesar da consolidação do nome de Orleans para a cabeça de chapa, o grupo governista ainda mantém as discussões em aberto para as vagas de vice-governador e para as duas cadeiras do Senado Federal, que serão tratadas em próximas rodadas de conversa entre as legendas.