IMPERATRIZ (MA) – Uma operação da Polícia Civil do Maranhão resultou na prisão de três pessoas e na autuação de outras 10 por furto de energia elétrica nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Ribamar Fiquene. A ação, batizada de Operação Imperatriz, foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto.
Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), a operação contou com o apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Maranhão. As equipes de fiscalização inspecionaram diversas unidades consumidoras e identificaram uma série de irregularidades, como adulterações em medidores, desvios e ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gambiarras”.
De acordo com a Equatorial, o furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal. Além de causar prejuízos financeiros, a prática sobrecarrega o sistema elétrico e pode provocar a interrupção no fornecimento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Ligações clandestinas também representam um risco de acidentes graves, como incêndios e explosões.
A população pode denunciar o furto de energia de forma anônima. As denúncias podem ser feitas à Polícia Civil ou diretamente à Equatorial Maranhão, pelo site da distribuidora ou pela Central de Atendimento no número 116. Fonte: PCMA