O Governo do Maranhão e a multinacional americana Oil Group estão em fase final de negociações para a instalação de uma refinaria de petróleo na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira. A expectativa é que o empreendimento se torne o projeto principal da ZPE e crie cerca de 2,3 mil empregos diretos e indiretos na região.
Em reunião na última quarta-feira (3), executivos da Oil Group alinharam os últimos detalhes do projeto com o governo estadual. A refinaria terá capacidade inicial de processar 20 mil barris de petróleo por dia, com planos de expansão para até 50 mil barris diários no futuro.
A estrutura da ZPE, com 8 milhões de metros quadrados, será conectada ao Porto do Itaqui por um ramal ferroviário, facilitando o escoamento da produção. O presidente da Oil Group, Martin Wittstrom, expressou seu entusiasmo com o apoio recebido no estado, destacando que a reunião foi uma continuação das discussões iniciadas em Paris.
O governador Carlos Brandão também celebrou o encontro nas redes sociais, afirmando que a visita dos representantes da Oil Group é um resultado direto da missão internacional realizada em Paris. Durante a visita, os executivos conheceram a estrutura da ZPE de Bacabeira e do Porto do Itaqui.
Fonte: Governo do Maranhão