IMPERATRIZ – O ITZ Sport deu um passo significativo em sua jornada para o acesso à primeira divisão do Campeonato Maranhense de 2026. Na noite desta quarta-feira (15), o Camaleão venceu o Lago Verde por 2 a 1, no jogo de ida das semifinais da Segundinha, realizado no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
Com o resultado, o ITZ Sport terá a vantagem do empate na partida de volta, bastando a igualdade para garantir vaga na final e, consequentemente, o acesso. Caso o acesso seja confirmado, a cidade de Imperatriz voltará a ter dois representantes na Série A do Estadual (Imperatriz e ITZ Sport), repetindo feitos históricos que já ocorreram com as duplas Imperatriz e Tocantins, e Imperatriz e JV Lideral.
Histórico de Campeões do Interior
A possível ascensão do ITZ Sport reforça a força do futebol do interior, que já teve campeões na elite:
Imperatriz: Tricampeão maranhense (2005, 2015 e 2019).
JV Lideral: Campeão em 2009, o título que marcou o auge do clube e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2010.
Bacabal: Campeão em 1996, sendo o primeiro clube do interior a conquistar o título da Série A do Maranhense.
Domínio no Frei Epifânio
Determinado a construir uma vantagem em casa, o ITZ Sport avançou suas linhas contra o Lago Verde. O domínio do Camaleão foi traduzido em gol aos 41 minutos do primeiro tempo, quando Bidely acertou o ângulo esquerdo com um belo chute de trivela, após receber passe na entrada da área.
Na segunda etapa, o Lago Verde equilibrou as ações, mas o ITZ Sport foi mais eficiente nos contra-ataques. Aos 20 minutos, Ivan Fortuna foi lançado em profundidade, finalizou cruzado e marcou seu sexto gol na Segundinha, ampliando a vantagem. O Verdão se lançou ao ataque e conseguiu reduzir o prejuízo com Gustavo, aos 33 minutos, mas a vitória permaneceu com o time de Imperatriz.
Cenários da Decisão
Com a vitória em casa, o ITZ Sport só precisa de um empate no jogo de volta. O Lago Verde, que jogará em seu mando de campo, precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar à final. Se o Lago Verde vencer por apenas um gol de vantagem, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
As equipes voltam a se enfrentar neste domingo (19), às 15h30, no Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão. O classificado neste confronto garante o acesso para 2026 e enfrentará na final o vencedor de Luminense e São Luís.