SÃO LUÍS/IMPERATRIZ – O Campeonato Maranhense de 2026 está com o seu mapa geográfico e de forças renovado, após o domingo (19) de acesso duplo na Série B. ITZ Sport e Luminense carimbaram a vaga inédita na Série A e farão a final da divisão de acesso.
A histórica classificação do ITZ Sport foi garantida com o empate em 1 a 1 contra o Lago Verde, colocando a cidade de Imperatriz, no Sul do estado, novamente em destaque com dois representantes na elite, ao lado do tradicional Imperatriz, o Cavalo de Aço.
Já o Luminense, de Paço do Lumiar, conquistou o acesso de forma dramática no Estádio Nhozinho Santos. O "Leão" superou o São Luís nos pênaltis por 4 a 2, após devolver o placar de 1 a 0 do primeiro jogo, assegurando a presença na primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Clubes do Maranhense Série A 2026 por Região:
A Grande São Luís confirmou sua força com cinco clubes: Maranhão Atlético Clube (MAC), Sampaio Corrêa, Moto Club e IAPE, sediados em São Luís, além do recém-promovido Luminense, de Paço do Lumiar.
O Interior será representado por três equipes, com o polo em Imperatriz – que terá ITZ Sport e o Imperatriz – e o Tuntum, da cidade de Tuntum.

Próximos Passos e Mudança de Formato
Com a nova composição de clubes, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e os representantes das equipes já iniciaram as discussões sobre o formato da competição. A próxima temporada do Campeonato Maranhense está com previsão de início para o dia 11 de janeiro de 2026.
Antes de focar na elite, ITZ Sport e Luminense se concentram na disputa pelo título da Série B, em uma final que celebrará o sucesso dos novos integrantes da elite estadual.