CAROLINA – Um policial militar lotado no 12º Batalhão de Estreito e um funcionário da empresa Prosegur foram presos nesta quarta-feira (12) durante a Operação “Fantasmas da Trilha”. A ação da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) visa desarticular uma quadrilha envolvida no ataque a um carro-forte no município de Carolina.
O grupo é suspeito de participar do assalto a um veículo de transporte de valores da Prosegur, registrado em agosto deste ano. Na ocasião, criminosos fortemente armados interceptaram o carro-forte e trocaram tiros com os vigilantes.
Militar Autuado por Posse Ilegal de Arma de Uso Restrito
A operação, que mobilizou cerca de 80 policiais civis e militares, cumpriu um total de oito mandados de prisão temporária, uma determinação de uso de tornozeleira eletrônica e dez mandados de busca e apreensão.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais encontraram na residência do militar, em Estreito, duas armas de fogo – uma espingarda e um fuzil – com a numeração raspada. O soldado foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito, além do mandado de prisão temporária.
Funcionário da Empresa Suspeito de Colaboração
O funcionário da Prosegur também foi detido temporariamente. A Polícia aponta que ele estaria em contato com o grupo criminoso e teria auxiliado na execução dos ataques.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de munição e diversos celulares, que serão submetidos a análise para aprofundar as investigações. As autoridades informaram que outros suspeitos envolvidos no esquema ainda estão foragidos.
A Operação “Fantasmas da Trilha” contou com a participação de equipes do Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF), DCRC, Delegacias Regionais de Imperatriz e Balsas, BOPE e DIAE da PMMA, além de apoio da Polícia Civil do Pará.