A Escola do Legislativo do Maranhão (Elema) está promovendo o curso ‘Formação de Brigada de Incêndio’, voltado exclusivamente para os servidores da Assembleia Legislativa. A capacitação, que ocorre até a próxima sexta-feira (14) e é ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, visa preparar os participantes para preservar vidas em situações de risco.
Durante os três dias de treinamento, os servidores adquirem conhecimentos essenciais em três etapas principais:
Suporte Básico de Vida e Primeiros-Socorros: A parte teórica inclui o aprendizado de manobras de emergência para manter as funções vitais de uma pessoa até a chegada de auxílio profissional, além de noções de primeiros-socorros.

Durante a parte teórica do curso, os servidores praticam manobras de emergência em bonecos, simulando situações de primeiros-socorros. (Foto: Agência Assembleia)
Combate a Incêndio: Os alunos aprendem técnicas básicas, como o correto uso de extintores.
Simulado Prático: Todo o conhecimento adquirido será aplicado em um simulado de emergência no dia do encerramento do curso.
Conhecimento para além do ambiente de trabalho
O 2º tenente do Corpo de Bombeiros, César Aguiar Mesquita Neto, instrutor da formação, destacou a importância universal do conhecimento transmitido.
“Todo mundo deveria ter esse conhecimento no seu local de trabalho. São conhecimentos básicos, como, por exemplo, saber agir ao ver uma pessoa se engasgar, ou se deparar com um curto-circuito, um princípio de incêndio e saber o que fazer. Então, os conhecimentos vão muito além do interior da Assembleia. São para a vida toda”, afirmou o tenente.
Tereza Lima, da Coordenação Administrativa da Elema, explicou que a capacitação abrange representantes de todos os setores da Casa, garantindo que haja pessoas treinadas e aptas a serem acionadas em qualquer situação de risco.
Para Bruna Borba, coordenadora da Creche Escola Sementinha e participante do curso, o treinamento é fundamental para uma atuação mais consciente e segura. “É importante porque a gente se depara com situações que não temos a real noção. Esse curso nos ensina a saber exatamente o que tem que ser feito, com mais segurança. É uma oportunidade para aprender de fato o que fazer em situações de necessidade”, concluiu.
Fonte: Agência Assembleia